quinta-feira, 10 de abril de 2008

Maria

Esta simpática menina Chama-se Maria, e é a égua de volteio da escola. É com ela que os mais novos têm o primeiro contacto com a equitação e aprendem a gostar e respeitar estes animais.

A Maria é uma Haflinger, e a sua raça é originária do Tirol, Áustria; Bavária, Alemanha; Hafling, no sul do Tirol, e Itália.

Os Hafliger são alazões com crina e cauda cor de linho.
A sua altura é de cerca de 1,35 a 1,45 m.
São amistosos, inteligentes, e gostam de aprender.














A nobre cabeça dos Haflinger denuncia as suas origens de sangue quente. É um robusto e excepcionalmente forte pónei com membros curtos e musculosos.Os quartos traseiros fortes e largos são notáveis, e os pés são duros e extremamente fortes

Estes póneis são excelentes para equitação e atrelagem, nos Alpes são usados para puxar trenós.A acção do Haflinger é perfeita para o seu papel de pónei das montanhas. Os três andamentos são bons, mas não muito extensos, devido á sua adaptação para trepar.-






Observações especiais: O Haflinger foi criado no séc.XIX cruzando um garanhão Árabe com uma égua do Tirol. É bastante provável que ela tivesse antepassados orientais.

Hafling situa-se hoje em Itália (no Sul do Tirol) onde é criado actualmente um tipo mais pesado de Haflinger. No norte do Tirol austríaco, os esforços são dirigidos para a criação de um pónei mais moderno, multifacetado e que seja o mais possível de raça pura.

Podem conhecer mais sobre eles aqui, aqui, e aqui.

3 comentários:

pikenatonta disse...

A teu pedido, aqui estou eu a conhecer a Maria!!! Que linda, adorei-a!!! :)

Beijinhos e um bom fim de semana! :)

Maria Cristina Amorim disse...

Obrigada Pikenatonta, pela visita , mas um dia espero que venhas vê-la pessoalmente, e a todos os outros.
Beijos.

greentea disse...

quando era pequena andava de burro , na praia do Baleal que era o único meio de transporte OFICIAL - os carros nessa época não passavam o areal e não iam até às casas ... todos os anos se fazia uma burricada, que era um encanto...a cavalo creio q nunca andei mas gosto da especie asinina e é muito importante no desenvolvimento das crianças !

beijinhos a ti